Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social
Apesar de a União Europeia ser uma das regiões mais ricas do mundo, 17% da sua população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.
A pobreza é normalmente associada aos países em vias de desenvolvimento nos quais a subnutrição, a fome e a falta de água limpa e potável são desafios quotidianos. Contudo, a Europa também é afectada pala pobreza e pela exclusão social, onde apesar de estes problemas poderem não ser tão gritantes, são ainda assim inaceitáveis. A pobreza e a exclusão de um indivíduo implicam o empobrecimento de toda a sociedade. A Europa só pode ser forte se utilizar ao máximo o potencial de cada um dos seus cidadãos.
Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta batalha sem si. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, juntos a crise económica e é esta solidariedade que nos protege a todos.
Um valor fundamental da União Europeia é a solidariedade, particularmente importante em tempos de crise. A palavra “União” diz tudo – enfrentamos juntos a crise económica e é esta solidariedade que nos protege a todos.
Aqui ficam algumas das coisas que iremos fazer juntos:
• Encorajar a participação e o compromisso político de todos os segmentos da sociedade para participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social, desde o nível europeu ao nível local, no sector público e no privado;
• Motivar todos os cidadãos europeus a participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social;
• Dar voz as preocupações e necessidades de todos quando atravessam situações de pobreza e de exclusão social;
• Dar a mão a organizações da sociedade civil e a ONG na área da luta contra a pobreza e a exclusão social;
• Ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pobreza e da excussão social;
• Fomentar uma sociedade que garanta a qualidade de vida, o bem-estar social e a igualdade de oportunidades para todos;
• Reforçar a solidariedade entre gerações e garantir o desenvolvimento sustentável.
2010 está longe de ser o primeiro ano europeu dedicado a uma causa específica: muitas ONG já participaram em anteriores projectos, tais como: 1997- ano europeu contra o racismo, 2003 - ano das pessoas com deficiências, 2007- ano europeu da igualdade de oportunidades para todos, tendo como principais objectivos a consciencialização e o lançamento de debates públicos, estes anos resultam em importantes desenvolvimentos políticos, tais como a directiva sobre a luta contra a discriminação, mas também no fortalecimento da própria sociedade civil, em alguns países.
A 12 de Dezembro de 2007, a comissão europeia publicou uma proposta que estabelecia um vasto quadro de trabalho para este ano. Agora, será discutido e modificado pelo conselho de ministros e pelo parlamento europeu, esperando-se que seja adoptado até ao verão de 2008.